browser icon
Você está usando uma versão insegura do seu navegador web. Por favor atualize seu navegado!
Usando um navegador desatualizado torna seu computador inseguro. Para mais segurança, velocidade, uma experiência mais agradável, atualize o seu navegador hoje ou tente um novo navegador.

Sugestões do Open-Tran em traduções de Software Livre

Posted by on 10 de outubro de 2008

Quando sobra algum tempo, procuro colaborar com o time brasileiro de tradução do Debian GNU/Linux.  Ultimamente estou tentando aprender um pouco mais a respeito da linguagem de marcação SGML, para facilitar minha vida na tradução/revisão do Manual Debian de Segurança, e de quebra estou aproveitando para atualizar a versão em português brasileiro do Debiandoc-SGML.

Ultimamente fiquei em dúvida a respeito do contexto "marked-up inline text", e após consultas ao vocabulário padrão do LDP-BR, buscas no histórico da lista debian-l10n-portuguese, ferramentas de tradução do Google e Babylon, ainda continuei sem encontrar uma palavra que melhor representasse o significado de "inline".

Por sugestão do Vladimir Melo, no canal de IRC #tradutores da rede irc.freenode.net, fiquei conhecendo uma iniciativa bastante interessante chamada Open-Tran, onde estão disponíveis sugestões de tradução utilizadas no instalador Debian, Gnome, KDE, OpenSUSE, OpenOffice, entre outros.  Foi lá que finalmente encontrei uma sugestão apropriada para o contexto em questão, que foi "texto incorporado com marcação".

Acredito que a maioria já conheça, porém fica aqui a dica, pois tal iniciativa ajuda a mantermos uma uniformidade das traduções.  Aproveitei para ajustar um plugin de busca do firefox/iceweasel* para o Open-Tran que tem me ajudado bastante, pois embora já exista um plugin, queria algo na barra de busca.

* O arquivo está com extensão .odt, mas na verdade é um .xml, pois minha conta no wordpress não aceita upload de arquivos com esta extensão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>