Debian Etch liberado!

Uma maravilhosa notícia para os, que como eu, são fascinados pelo Software Livre e em especial o Debian GNU/Linux.

No último Domingo 08 de Abril, foi lançada a versão 4.0 da árvore estável, conhecida pelo codnome Etch, que chega com inúmeras novidades, entre as quais a adoção do kernel 2.6.18 como padrão, suporte oficial a arquiteturas de 64 bits (totalizando 11 arquiteturas), além de outras que poderam ser conferidas nas notas de lançamento. Além disso, temos disponíveis pela primeira vez CDs e DVDs multi-arquitetura, permitindo a instalação do sistema operacional em diferentes arquiteturas a partir de um único disco.

Quem tiver interesse poderá baixa imagens de CD ou DVD no site de imagens ISO do Debian Etch, diretamente ou via bittorrent. É interessante ler antes o manual de instalação, disponível em 13 idiomas incluindo o Português do Brasil, como também a documentação a respeito do novo instalador gráfico.

Existe como sempre a possibilidade de atualização de instalações já existentes de versões anteriores, bastando conferir se as seguintes linhas estão presentes no seu /etc/apt/sources.list:

deb http://ftp.xx.debian.org/debian stable contrib non-free
deb http://security.debian.org stable/updates main contrib non-free

Onde “xx” deve ser substituído pela sigla do espelho de seu país, em nosso caso “br”.

Após isto, basta prossegir com o seguinte comando:

sudo aptitude update; sudo aptitude dist-upgrade

Logo após baixar os pacotes necessários o processo de atualização será executado, possibilitando que tenhamos ao final um sistema totalmente atualizado sem maiores complicações. Salientamos que é altamente recomendável conferir antes as notas de lançamento para ter conhecimento prévio das mudanças que serão realizadas.

Um viva ao Debian Etch! E recomeçam os trabalhos para próxima versão estável, já batizada de Lenny. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

um × 2 =